Manguito Rotador - Lesão

O manguito rotador é um grupo de músculos inseridos na região proximal do úmero.
Lesões no manguito rotador são muito comuns e ocorrem por traumas, doenças inflamatórias,
ou por processos degenerativos associados com o envelhecimento.

Manguito rotador – Anatomia

Manguito rotador - Anatomia
O manguito rotador é um conjunto de músculos que se origina na escápula e se insere na região proximal do úmero (tubérculo maior e tubérculo menor), sendo composto pelos músculos subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor. Esses se posicionam profundamente ao músculo deltoide (por isso não são visualizados pelo paciente), sendo separados deste por uma estrutura denominada bursa subacromial, composta por líquido articular (sinovial) com função de permitir o melhor deslizamento dos tendões.Anatomia do Manguito rotador
O manguito rotador tem a função de realizar movimentos de elevação e rotação do braço para realizar movimentos como pentear o cabelo, estender a roupa no varal ou pendurar um casaco. Outra função importante é a de estabilização da articulação do ombro, auxiliando outras estruturas importantes como cápsula e ligamentos.

O que é Lesão do manguito rotador?

Lesão do Manguito Rotador - Músculos.

Músculos do Manguito Rotador

As rupturas deste grupo muscular são muito comuns. O músculo mais susceptível a rupturas é o supra-espinhal. Essas rupturas podem acontecer por traumas, microtraumas, doenças inflamatórias,  impacto subacromial ou por processos degenerativos associados com o envelhecimento. Estima-se que 50% das pessoas acima de 60 anos possuam algum grau de ruptura nos tendões do manguito rotador.

O paciente apresenta dor e limitação funcional, mas existem diversos fatores que afetam o quadro clínico como: idade, prática de esportes, tamanho da lesão, número de tendões envolvidos, inflamação do ombro, etc.

Manguito Rotador - Corte.

Corte do manguito Rotador

Testes irritativos de impacto e verificação da força são dados importantes no exame físico. Testar a amplitude de movimento também é fundamental para excluir capsulite adesiva, que comumente está associada aos processos inflamatórios do ombro.

Alguns exames complementares podem ser indicados para avaliar o real estado do manguito rotador. O exame de escolha para essa finalidade é a ressonância magnética.

Lesão do Manguito Rotador - Exames

Ressonância Magnética.

Lesão do Manguito Rotador - Imagem

Ressonância magnética.

Muitas vezes a lesão não é cirúrgica, indicando-se o tratamento fisioterapêutico como melhor opção. Em outros casos, dependendo do tamanho da lesão e suas características, o reparo cirúrgico está indicado.

Cirurgia de manguito rotador

Tanto a cirurgia aberta quanto por videoartroscopia apresentam bons resultados. Atualmente há uma tendência de realizarmos o reparo artroscópico pelas diversas vantagens do método: melhor visualização e entendimento das lesões, menor morbidade, menor dor, menor índice de infecção e melhor estética.
Após a cirurgia, o paciente fica imobilizado por um tempo que varia entre quatro a seis semanas para promover a cicatrização dos tendões. Nesse período é permitido ao paciente movimentar o cotovelo o punho e mão. A fisioterapia com um profissional iniciará tão logo o cirurgião recomende.

Leia mais sobre Cirurgia do manguito rotador.

Veja outras patologias do manguito rotador.

Cirurgia artroscópica.

Artroscopia da lesão