Síndrome do Impacto

O que é Síndrome do Impacto?

É um conjunto de sinais e sintomas decorrentes do atrito dos tendões do manguito rotador e da bursa no osso do acrômio. Esse quadro é chamado de impacto subacromial. O acrômio é uma região óssea da escápula (chamada antigamente de omoplata) que forma uma espécie de “túnel” aonde transitam tendão do supraespinhal junto com a bursa. A síndrome do impacto pode ter diversas causas como a existência de algum osteófito (“esporão”) no acrômio ou alterações de posição da escápula por desequilíbrios musculares que provocam uma redução do espaço subacromial e um atrito aumentado do tendão do supraespinhal e da bursa no acrômio. Também pode ser causado por instabilidade, fraturas mal consolidadas ou calcificações tendíneas.

O quadro inicial geralmente inicia com dor na face lateral do braço quando o paciente realiza atividades com as mãos acima do nível da cabeça. Dor noturna também é uma queixa comum nesses quadros. Síndrome do Impacto-2

O exame físico é essencial para a identificação dos principais fatores relacionados ao impacto subacromial. A avaliação é feita através de anamnese e de testes funcionais que simularão o impacto e testarão a integridade do manguito rotador e demais estruturas.

Os exame de imagem são realizados para complementar o diagnóstico médico. A radiografia de ombro é o primeiro exame. Em casos crônicos e quando há suspeita de ruptura do manguito rotador a ressonância magnética é o exame mais indicado. A ultrassonografia (ecografia) está cada vez mais em desuso nesses casos por apresentar um alto índice de falso-positivo e falso-negativo.

Síndrome do Impacto-3

O tratamento é planejado tendo como base a identificação das principais causas do impacto.  Caso haja um desequilíbrio muscular ou de movimento que esteja contribuindo para a redução do espaço subacromial e favorecendo o impacto, a fisioterapia é o tratamento mais indicado. Quando o desequilíbrio está somado a lesões mais importantes ou alterações anatômicas que dificultem ou impeçam a resolução dos sintomas, o tratamento cirúrgico  pode estar recomendado. A descompressão subacromial artroscópica é tratamento padrão-ouro para os casos de síndrome do impacto refratárias ao tratamento conservador. As características variáveis de cada caso torna necessária uma avaliação médica mais detalhada para o planejamento cirúrgico adequado.

Síndrome do Impacto-1