O que é Artrose do Cotovelo?
É o desgaste da cartilagem do cotovelo. A artrose nesta articulação diferentemente das demais do corpo humano não se caracteriza tanto pelo desgaste da cartilagem mas sim pela formação de osteófitos periarticulares.
Quadro clínico
Geralmente se manifesta com dor de início lento principalmente nos extremos de flexão e extensão. Pode piorar com esforços e traumas.
Exame físico
Dor e perda da mobilidade do cotovelo. Pode haver derrame articular caracterizado por aumento de volume da articulação.
Exames de Imagem
RX, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Tratamento
Inicialmente o paciente deve controlar a dor e a inflamação com medicação, repouso e gelo. A imobilização da articulação com gesso raramente é indicada pois pode criar uma rigidez. A infiltração de corticóide intraarticular pode aliviar significativamente os sintomas. É muito importante manter a amplitude de movimento do cotovelo. A fisioterapia é um método muito útil nessa fase. Caso o paciente não melhore com a terapia conservadora a cirurgia videoartroscópica pode estar indicada. O princípio desta técnica consiste em limpar a sinovite, remover os corpos livres e fragmentos condrais, liberar a cápsula contraturada e remover os osteófitos que estejam bloqueando a articulação. Nos casos avançados de artrose em pacientes jovens poderá ser indicada a interposição de um tecido entre as superfícies gastas. Atualmente são utilizados para esta técnica fáscia lata da coxa ou tecido de banco de enxerto. A prótese total de cotovelo está indicada nos casos graves de artrose com deformidade articular importante em pacientes de idade com baixa demanda funcional.