Manguito Rotador - Artropatia

A artropatia do manguito rotador é uma lesão crônica crônica dos tendões do manguito rotador.
Considerada uma forma de artrose, costuma acontecer em pacientes idosos com grande desgaste da articulação.

O que é Artropatia de Manguito Rotador?

É o desgaste da articulação (artrose) consequente a uma lesão crônica dos tendões do manguito rotador.

Quando afetado pela artropatia de manguito rotador o paciente apresenta dor importante com perda de movimento e força do ombro. A dor noturna é comum pois a bursa é comprimida entre o úmero e acrômio quando o paciente deita.

Artropatia de manguito rotador

Exame físico.

Há uma dificuldade na elevação ativa do braço. O paciente tenta compensar as custas de uma báscula da escápula. Quando essa incapacidade se torna maior e o braço não ultrapassa 90 graus de elevação chamamos de pseudoparalisia do ombro.

exame manguito rotador

Radiografias do manguito rotador.

As radiografias são o exame inicial de escolha. Observa-se a ascensão da cabeça umeral com diminuição do espaço subacromial o que denota a irreparabilidade dos tendões do manguito rotador. Conforme a doença vai evoluindo maiores alterações ósseas aparecem (erosão da glenóide e colapso da cabeça umeral). Esta identificação do estágio da doença vai dirigir a escolha do tratamento. A ressonância magnética é importante para avaliar a quantidade de manguito rotador remanescente.

prótese do manguito rotador.

Prótese do manguito rotador.

Normalmente em casos iniciais o tratamento dos sintomas é feito com medicações analgésicas e antiinflamatórias. A infiltração bursal com corticoide é uma boa opção para alívio dos sintomas. O reforço muscular dos tendões remanescentes e da musculatura periescapular é fundamental para equilibrar a função do ombro.
Em alguns casos uma videoartroscopia com remoção da bursa e tenotomia do bíceps podem ajudar. Em casos mais avançados a escolha da prótese total reversa costuma ser a melhor opção. A prótese reversa de ombro foi desenvolvida na França nos anos 90. Seu princípio de funcionamento baseia-se na inversão do formato articular do ombro transformando forças de cisalhamento em forças de compressão. Desta forma o paciente pode elevar o braço somente com o uso do deltoide mesmo com boa parte do manguito rotador rompido. A prótese reversa é idealmente indicada para pacientes acima de 70 anos.

Veja mais patologias relacionadas ao manguito rotador.

Exame físico manguito rotador.

Exame físico para artropatia do manguito rotador.