Luxação do Cotovelo

O que é Luxação do Cotovelo?

É a perda de contato ósseo que ocorre no cotovelo após um trauma e que necessita de atendimento médico urgente. Ocorre após uma queda sobre o braço com o cotovelo em extensão. Alguns casos raros podem evoluir com luxações ou subluxações de repetição, quadro conhecido como instabilidade do cotovelo, em geral associada a lesões ligamentares ou alterações ósseas.

Quadro Clínico

No primeiro episódio, após um trauma, o paciente apresenta dor e deformidade na região posterior do cotovelo, não conseguindo movimentar o mesmo.
Nos casos de instabilidade do cotovelo, esse quadro pode ser menos evidente, havendo luxação ou subluxação em determinados movimentos com o antebraço.

Exame Físico

Nos casos traumáticos há deformidade na região posterior do cotovelo acompanhada de perda de movimento. Luxação de cotovelo 1
Nos casos de instabilidade, a luxação pode ser provocada em determinados movimentos provocativos realizados pelo médico. A combinação de extensão, supinação e estresse em valgo pode causar a instabilidade

Exame de Imagem

O primeiro exame deve ser a radiografia, que sempre deve ser realizada antes da redução da luxação para excluir a existência de uma fratura. A tomografia computadorizada com reconstrução tridimensional auxilia no entendimento das fraturas.
Nos casos de instabilidade a ressonância magnética pode ser necessária para avaliar a integridade das estruturas ligamentares.
(FALTA FOTO LUX COTOVELO)

Tratamento

Nos casos traumáticos, após excluir a existência de uma fratura, um médico preparado realiza a redução da luxação através de manobras específicas. Após a redução é necessário o uso de tipoia (e/ou tala gessada) para imobilização provisória, geralmente por 3 semanas.
Nas instabilidades do cotovelo pode ser necessário o tratamento cirúrgico para realizar a reinserção das estruturas ligamentares.
A fisioterapia atua através da recuperação e manutenção da amplitude de movimento, controle da dor e espasmos musculares e o preparo para o retorno à função normal do cotovelo.

error: Content is protected !!