Cirurgia do manguito rotador

Estima-se que 50% da população acima de 60 anos apresente rupturas do manguito rotador as quais geram disfunções tais como dor, perda de força e, em casos mais avançados, perda do movimento.

O manguito rotador

Tensão e isquemia do tendão

Tensão e isquemia do tendão.

O tendão do supraespinhal, um dos quatro músculos que compõem o manguito rotador, é uns dos tendões que mais rompe no corpo humano. Isto se deve à sua baixa elasticidade e pouca irrigação sanguínea associados a momentos de sobrecarga, traumas e microtraumas.

Degeneração e ruptura do Manguito rotador.

Área de degeneração inicial e ruptura.

Estima-se que 50% da população acima de 60 anos apresentem rupturas do manguito rotador.

manguito rotador

Ruptura completa do supraespinhal evidenciada na ressonância magnética.

Boa parte das rupturas gera disfunções com perda de estabilização da cabeça umeral, perda de força, dor e, em casos mais avançados perda do movimento.

 

A cirurgia do manguito rotador

A cirurgia do manguito rotador tem se mostrado uma técnica muito eficiente e eficaz, com 80-90% de resultados satisfatórios, aliviando a dor, melhorando o movimento e força do ombro.A sutura pode ser feita tanto por via aberta quanto por videoartroscopia. Temos preferência pelo reparo artróscopico na maioria das vezes pois trata-se de uma cirurgia menos invasiva, menos dolorida, menor índice de infecção, melhor comese e ótimos resultados.

cirurgia aberta do manguito rotador

Cirurgia aberta do manguito rotador.
Clique para ampliar.

Cirurgia artroscópica de manguito rotador.

Cirurgia por video do manguito rotador.

Para o reparo artroscópico são necessários implantes chamados âncoras de fixação óssea. Atualmente existem vários modelos disponíveis – metálicas de titânio, absorvíveis, peek e osteointegráveis.

fixação do tendão com âncoras

Fixação do tendão com âncoras.

Cada âncora é carregada com 1-2 fios de alta resistência o que permite uma sutura firme do tendão ao osso facilitando sua cicatrização ao osso.Algumas lesões traumáticas maiores são tratadas com a cirurgia aberta pois assim conseguimos um melhor retensionamento do tendão e uma melhor fixação ao leito ósseo.

Fios da amarria no manguito rotador.

Passagem dos fios pelo manguito e sua amarria.

A cicatrização do tendão rompido ao osso leva cerca de 6 semanas, período no qual o paciente deve evitar movimentos ativos do ombro. Já a resistência da junção tendão-osso, dada pelas fibras de Sharpey, acontece somente após 3-4 meses. Por isso recomendamos a realização de exercícios de reforço muscular do manguito rotador somente após esse período.

Reparo completo do manguito rotador.

Reparo completo do manguito rotador.

Estima-se que algumas suturas re-rompam novamente ao longo do tempo mas isso não é necessariamente sinônimo de mau resultado. Primeiro porque a re-ruptura é menor do que a lesão inicial, segundo, várias outras lesões são tratadas concomitantemente com a cirurgia do manguito rotador, por exemplo, a degeneração da cabeça longa do bíceps, a artrose acromioclavicular, o esporão do acromio e a bursa inflamada.

Saiba mais sobre manguito rotador clicando aqui.

Cicatrização do supraespinhal.

Cicatrização do supraespinhal.

 Re-ruptura do supraespinhal

Re-ruptura do supraespinhal.

error: Content is protected !!