Blog & Notícias

Músculos mais fortalecidos: aproveite os dias mais quentes e coloque os exercícios em dia!

Músculos mais fortalecidos: aproveite os dias mais quentes e coloque os exercícios em dia!

O nosso corpo é uma verdadeira máquina: se ficar muito tempo parado, as dores e doenças começam a dar as caras. Com os dias mais quentes, fica mais fácil para se exercitar ao ar livre, curtindo um pouco de sol e brisa no rosto.

Exercícios supervisionados que visam o fortalecimento dos músculos são muito bem-vindos, deixando nosso corpo mais resistente a lesões e fraturas.

Mexa-se sempre e tenha mais qualidade de vida.

More

Como anda a sua postura ao trabalhar?

Como anda a sua postura ao trabalhar?

Manter uma postura correta ao trabalhar é crucial para garantir a saúde dos ombros e cotovelos, especialmente para aqueles que passam longas horas em frente a computadores ou realizando tarefas que exigem movimentos repetitivos.

Uma postura inadequada, como uma cadeira desconfortável, por exemplo, horas na mesma posição, jornada sem pausas e falta de exercícios físicos podem levar a uma série de problemas de saúde, incluindo dores musculares, lesões por esforço repetitivo e problemas articulares crônicos.

A qualidade dos móveis do seu ambiente de trabalho é fundamental: é preciso uma cadeira ergonômica e uma mesa na qual o seu corpo fique confortável.

Posicione o monitor do computador de forma que esteja diretamente na sua linha de visão, evitando que você precise inclinar o pescoço para cima ou para baixo.

Ao sentar-se, mantenha as costas retas e alinhadas com o encosto da cadeira. Evite curvar os ombros para frente e mantenha os cotovelos próximos ao corpo e em um ângulo de cerca de 90 graus.

Faça pausas ao longo do seu trabalho. Isso irá aliviar as tensões musculares.

Exercícios físicos regulares são fundamentais para manter o corpo saudável.

Dê atenção especial a sua saúde e evite problemas e dores no futuro.

More

Fratura no ombro, e agora?

Fratura no ombro, e agora?

Em casos de fratura, dor, hematomas ou pela incapacidade de movimentar a articulação, o primeiro passo é realizar um exame de imagem. Há dois caminhos: a realização de um Raio X para identificar um possível trauma, e uma tomografia computadorizada, para que seja possível compreender a complexidade da fratura. Para entender melhor esse assunto, confira as informações que reunimos no post de hoje.

1. Imobilização: Para fraturas menos graves, um período de imobilização com o uso de talas, órteses ou tipóias pode ser prescrito para permitir que os ossos se curem naturalmente.

2. Cirurgia: Fraturas mais graves ou deslocamentos significativos podem exigir intervenção cirúrgica. Em alguns casos, pode ser necessária a substituição da articulação por próteses.

3. Reabilitação: Após a imobilização ou cirurgia, a reabilitação desempenha um papel crucial na recuperação. Isso geralmente envolve exercícios de fisioterapia destinados a restaurar a amplitude de movimento, fortalecer os músculos e melhorar a estabilidade e a funcionalidade do ombro.

More

Artroplastia de ombro: é a melhor indicação?

Artroplastia de ombro: é a melhor indicação?

Substituição da parte óssea com degeneração da articulação do ombro por um implante: a artroplastia de ombro visa o tratamento de patologias de desgaste mais severos da articulação glenoumeral.

É importante destacar que a indicação da prótese de ombro precisa do diagnóstico das causas desse desgaste, para que dessa forma o tratamento proporcione mudanças reais na vida do paciente, fazendo a escolha do melhor implante para cada caso.

Se você tem dúvidas sobre esse tema, nos chame por aqui para esclarecer seus questionamentos.

More

Dia mundial da Osteoporose

Dia mundial da Osteoporose

Hoje é um dia dedicado para falarmos sobre a osteoporose, uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A osteoporose enfraquece os ossos, tornando-os mais frágeis e suscetíveis a fraturas.

Embora a osteoporose seja frequentemente associada ao envelhecimento, ela pode afetar pessoas de todas as idades. A perda de densidade óssea é um processo gradual e muitas vezes não apresenta sintomas até que ocorra uma fratura. Por isso, a prevenção e a conscientização desempenham um papel crucial na luta contra essa condição.

Há formas de prevenir a doença? Sim! Confira abaixo:

– Ter uma rotina de hábitos saudáveis, com uma dieta rica em cálcio e vitamina D;
– Exercitar-se de forma regular, fortalecendo os músculos;
– Evitar o tabagismo e o excesso de álcool;

A detecção precoce também é essencial! Consultas médicas regulares e exames de densidade óssea podem ajudar a identificar o risco de osteoporose e permitir um tratamento adequado antes que ocorram fraturas, especialmente após a menopausa, para as mulheres, ou se tiverem fatores de risco ou histórico familiar.

More

Dor e edema podem ser luxação acromioclavicular?

Dor e edema podem ser luxação acromioclavicular?

Incômodos na região dos ombros e cotovelos precisam sempre de atenção especial. Viver com desconforto é um sinal de alerta do corpo. Quando se trata de luxação acromioclavicular, dor e edema são os sinais mais característicos. Além disso, a região pode apresentar uma deformidade nas proximidades da clavícula, pois devido ao trauma, a escápula sofre alterações devido à lesão do complexo ligamentar.

A recomendação primordial é procurar ajuda especializada assim que os sintomas iniciarem: a demora por atendimento pode agravar a situação, trazendo complicações para a saúde do paciente.

Se você tem dúvidas sobre esse tema, nos chame por aqui. Estamos a postos para ajudar.

More

Dr. Fernando Mothes participou do 3º Simpósio de Traumatologia Esportiva

Dr. Fernando Mothes participou do 3º Simpósio de Traumatologia Esportiva

Nosso médico especialista em ortopedia, Dr. Fernando Mothes também foi um dos nomes que dirigiu as palestras do 3º Simpósio de Traumatologia Esportiva, realizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional RS.

O evento que aconteceu na Arena do Grêmio, contou a com participação de convidados importantes, além do ex médico da seleção brasileira de futebol, Dr. José Luiz Runco.

More

Dr. Fabio Matsumoto participou do 3º Simpósio de Traumatologia Esportiva

Dr. Fabio Matsumoto participou do 3º Simpósio de Traumatologia Esportiva

Nesta sexta-feira, o Dr. Fabio Matsumoto participou do 3º Simpósio de Traumatologia Esportiva, promovido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia regional RS (SBOTRS).

O evento contou com participação de especialistas do estado e convidados importantes, como o ex médico da seleção brasileira de futebol, José Luíz Runco.

More

Epicondilite lateral e medial

Epicondilite lateral e medial

Tendões do cotovelo em processo de degeneração: a epicondilite é o resultado de esforços excessivos, tanto do antebraço quanto dos músculos do punho. De forma geral, ela diminui a capacidade de usar o punho, causando dor no cotovelo ao pegar um objeto ou ao fechar a mão com força.

Para amenizar a dor e o desconforto, uma das alternativas é o uso de órtese noturna, restringindo os movimentos e melhorando o posicionamento do punho. Outra opção seria o uso de gelo, que age como analgésico.

More