Artroplastia ou prótese de ombro

A artroplastia de ombro ou prótese de ombro vem a ser a substituição da parte óssea com degeneração da articulação do ombro por um implante. É utilizada como tratamento em patologias de desgastes mais avançados da articulação gleno umeral.

A indicação da prótese de ombro passa pelo diagnóstico do que esta gerando o desgaste.

RX1

A partir do entendimento da razão da artrose se planeja qual o melhor implante para cada caso . Temos como opções de escolha diferentes modelos de protese: parcial(há troca única da cabeça do úmero), total anatômica,(substituição tanto da cabeça do úmero quanto da glenóide) de superfície (trocando só a parte superior da cabeça umeral )e prótese reversa(inversão da relação cabeça do úmero-glenóide).

É fundamental o diagnóstico do porquê da ocorrência da artrose para escolhermos o implante ideal . Fatores como idade, expectativa do paciente e  lesões associadas dos tendões do manguito rotador são importantes na escolha do tipo de prótese. Os riscos cirúrgicos  destes procedimentos são semelhantes as cirurgias ortopédicas com implantes como infecção, fraturas ou deslocamentos. Seguindo-se critérios de indicação adequados se obtem bons resultados com melhora da qualidade de vida dos pacientes.

RX2RX3

error: Content is protected !!