Luxação Acromioclavicular

O que é Luxação Acromioclavicular?

E perda de contato entre a articulação da clavícula com o acrômio decorrente de um trauma. Geralmente o paciente sofre uma queda de lado com o ombro no chão. Lesão longo bíceps 1

Quadro clínico

O paciente se apresenta com dor e edema em cima da articulação acromioclavicular.

Exame físico

Além da dor pode haver uma deformidade decorrente da ascenção da clavícula. Na verdade é a escápula toda que fica inferiorizada devido à lesão do complexo ligamentar suspensor do ombro.

Exame de Imagem

RX é suficiente para diagnosticar e classificar a luxação. O exame deve incluir o ombro contra-lateral (vide foto)

Lesão longo bíceps 2Lesão longo bíceps 3

 

 

 

 

 

 

 

Tratamento

Os casos menos deslocados são tratados conservadoramente com repouso e controle da dor. Posteriormente é iniciada e recuperação a amplitude da articulação seguida do reforço muscular com ênfase no deltoide, trapézio e periescapulares. Nos casos mais deslocados é indicada a reconstrução do complexo ligamentar e fáscia deltotrapezoidea. Existem várias técnicas descritas na literatura. Nosso grupo tem usado há alguns anos a técnica que consiste na redução da luxação, fixação temporária da clavícula no coracoide por meio de um parafuso, amarria coraclavicular com fios inabsorvíveis, transferência do ligamento coracoacromial para a clavicula e reparo da fáscia deltotrapezoidea. Os resultados são satisfatório na grande maioria dos casos.

Lesão longo bíceps 4Lesão longo bíceps 5

error: Content is protected !!