O que é Luxação Acromioclavicular?
E perda de contato entre a articulação da clavícula com o acrômio decorrente de um trauma. Geralmente o paciente sofre uma queda de lado com o ombro no chão.
Quadro clínico
O paciente se apresenta com dor e edema em cima da articulação acromioclavicular.
Exame físico
Além da dor pode haver uma deformidade decorrente da ascenção da clavícula. Na verdade é a escápula toda que fica inferiorizada devido à lesão do complexo ligamentar suspensor do ombro.
Exame de Imagem
RX é suficiente para diagnosticar e classificar a luxação. O exame deve incluir o ombro contra-lateral (vide foto)
Tratamento
Os casos menos deslocados são tratados conservadoramente com repouso e controle da dor. Posteriormente é iniciada e recuperação a amplitude da articulação seguida do reforço muscular com ênfase no deltoide, trapézio e periescapulares. Nos casos mais deslocados é indicada a reconstrução do complexo ligamentar e fáscia deltotrapezoidea. Existem várias técnicas descritas na literatura. Nosso grupo tem usado há alguns anos a técnica que consiste na redução da luxação, fixação temporária da clavícula no coracoide por meio de um parafuso, amarria coraclavicular com fios inabsorvíveis, transferência do ligamento coracoacromial para a clavicula e reparo da fáscia deltotrapezoidea. Os resultados são satisfatório na grande maioria dos casos.