Artrose de Ombro

O que é Artrose de Ombro?

Artrose é o desgaste da cartilagem articular. Felizmente o ombro não é a articulação mais acometida por artrose no corpo humano, muito provavelmente por não ser uma articulação de carga como o joelho e o quadril. De toda forma alguns pacientes desenvolvem artrose de ombro. As causas pode ser primárias (provável herança genética) e secundárias (traumas, fraturas, cirurgias prévias, etc).

Os sintomas mais comuns são dor e perda da mobilidade da articulação.

Examinando o paciente se observa uma perda amplitude de movimento do braço com diminuição da elevação frontal do braço, na abdução e nas rotações. Essa perda costuma ser tanto ativa (o paciente fazendo o movimento) quanto passiva (o examinador realizando a manobra). A dor pode causar perda de força também. Artrose de ombro - 1

O primeiro exame de imagem que deve ser solicitado são radiografias que mostrarão a anatomia do úmero proximal e glenoide com a diminuição do espaço articular e demais deformidades (erosões e osteófitos). A tomografia computadorizada mostrará com maiores detalhes as alterações ósseas e a ressonância magnética evidencia lesões associadas do manguito e demais partes moles.
Artrose de ombro - 2

Consiste no alívio dos sintomas e da inflamação e manutenção da mobilidade da articulação. Preservar a capacidade do paciente realizar suas atividades sem restrição é o maior objetivo. A fisioterapia nessa fase é importante assim como medicações antiinflamatórias. Eventualmente pode ser indicada infiltração articular com corticoide. Há pouca evidência científica do efeito benéfico do uso dos condroprotetores como glicosamina e condroitina por exemplo. Em casos mais avançados refratários ao tratamento conservador, estará indicado o tratamento cirúrgico com substituição da articulação gasta por uma prótese. Esse procedimento se chama artroplastia do ombro. Pode se substituir somente o úmero (artroplastia parcial) ou o úmero e a glenoide (artroplastia total). A artroplastia parcial é reservada para pacientes jovens e a artroplastia total para pacientes de mais idade. Ambas técnicas apresentam são eficazes no alívio da dor e restauração dos movimentos.
Artrose de ombro - 3