Lesão Distal do Tendão do Bíceps Braquial

O que é Lesão Distal do Tendão do Bíceps Braquial?

A lesão distal do bíceps é a ruptura (geralmente avulsão) do tendão do bíceps da sua inserção na tuberosidade bicipital no rádio. Ocorre geralmente após um insulto traumático, quando uma grande carga é exercida contra a resistência (contração excêntrica) sobre o cotovelo em posição de flexão. Mais comum em homens de meia idade (50 anos).

Quadro clinico e Exame físico

Um trauma conforme descrito acima gerando dor na fossa cubital (parte anterior do cotovelo), hematoma, deformidade no braço (retração muscular) e perda de força (supinação – girar a maçaneta). Lesão Distal 0

Exame de Imagem

O RX é geralmente normal. A ecografia mas principalmente a Ressonância Magnética são utilizados para diagnóstico e planejamento do tratamento.

Tratamento

As rupturas completas do bíceps normalmente são tratadas por cirurgia, com reinserção do tendão. A técnica irá depender se a lesão é aguda, onde o tendão deve ser reinserido por meio de pontos / âncoras / parafusos ou crônica, quando o tendão é reinserido com auxílio do uso de enxerto (autólogo – do próprio paciente) ou heterólogo (de banco de tecidos).

Lesão Distal 1Lesão Distal 2
Lesão Distal 3

error: Content is protected !!