All posts in Saúde

Discussão:Tenodese bíceps distal x proximal?

Discussão:Tenodese bíceps distal x proximal?

Artigo australiano publicado em 2016 no Journal of Orthopaedic Surgery discute as opções de tratamento das lesões da cabeça longa do bíceps.

Em uma comparação biomecânica entre as opções cirúrgicas de tenodese proximal e distal, conclui-se que as tenodeses distais realizadas com parafusos de interferência poderiam aumentar diminuir o torque máximo de força torsional em possíveis traumas com, consequentemente, maior chance de fraturas de úmero proximal.

Clique aqui para baixar o artigo completo.

tenodese-download

Leia mais

Discussão: PROFHER Study

Discussão: PROFHER Study

Na reunião cientifica desta semana foi discutido um trabalho britânico multicêntrico que comparou o tratamento conservador versus cirúrgico das fraturas de úmero proximal.

Neste artigo, publicado pelo JAMA em 2015, foram recrutados 250 pacientes com fraturas deslocadas de úmero proximal e divididos em 2 grupos de tratamento: conservador e cirúrgico. Após 2 anos de seguimento e acompanhamento clínico, os dois grupos foram comparados através de escores funcionais (Oxford Shoulder Score e SF-12) e  taxas de complicações.

Ao final do estudo, não houve diferença significativa nos escores clínicos  entre os grupos conservador e cirúrgico.

Assim, os autores do estudo concluíram que o recente aumento recente nas indicações de tratamento cirúrgico nos casos de fraturas de úmero proximal era injustificado.

Clique aqui para baixar o artigo completo.

profher-download

Leia mais

Tipoia de ombro desenvolvida pelo Grupo de Cirurgia de Ombro

Tipoia de ombro desenvolvida pelo Grupo de Cirurgia de Ombro

Tipoia de ombro com rotação neutra desenvolvida pelo Grupo de Cirurgia de Ombro da Santa Casa de Porto Alegre em parceria com a empresa Companhia do Pé (51 3340-2996).

Essa imobilização proporciona uma cicatrização mais adequada dos tecidos do ombro com um balanço correto das partes moles, diminuindo a dor pós-operatória e a rigidez das estruturas anteriores, fazendo com que haja uma recuperação mais rápida no ganho de movimento principalmente da elevação anterior e da rotação externa.

Leia mais

Artigo do Prof. Peter Habermeyer

Artigo do Prof. Peter Habermeyer

Neste artigo publicado em pelo grupo do Professor Peter Habermeyer, é discutido o mecanismo do Impacto anterosuperior do ombro. Tal impacto teria início com uma lesão das polias do biceps, classificadas pelo autor, e tem relação com a lesão parcial do subescapular.

Baixe o artigo aqui: Anterosuperior impingement of the shoulder as a result of pulley lesions. A prospective arthroscopic study.

 

Leia mais
error

Compartilhe nosso site:

error: Content is protected !!