Blog & Notícias

Fratura no cotovelo: quais os principais sintomas?

O cotovelo é uma área que pode ser muito afetada por acidentes domésticos, batidas, quedas ou lesões ocasionadas durante a prática esportiva, gerando muita dor e desconforto. Existem diversas possibilidades de tratamento disponíveis, que variam conforme o osso afetado e a extensão da lesão. Confira algumas segundo o Dr. Fernando Mothes, nosso ortopedista:

Lesões em que há baixo risco de desvio e quando a posição do osso não foi alterada podem ser contornadas com a imobilização, feita através da tipóia, gesso ou tala. Alguns fatores — como a idade do paciente e o osso afetado pelo problema — determinam o tipo de intervenção.

Existem tratamentos complementares que ajudam a garantir a retomada dos movimentos de forma plena, como a fisioterapia, ultrassom, órteses, entre outros.

Já nas fraturas que apresentam desvio no osso ou instabilidade, o procedimento de correção é cirúrgico e varia conforme o grau da lesão. Em fraturas intra-articulares, é comum que se busque fixar o osso lesionado com a ajuda de placas de metal e parafusos. A artroscopia também pode ser realizada, sendo um procedimento pouco invasivo que ajuda a liberar contraturas.

Nos cenários mais complexos, pode ser indicada uma artroplastia, procedimento que substitui a cartilagem do cotovelo por um implante metálico.

Quer saber mais sobre os tratamentos para lesões no cotovelo? Entre em contato!

error