Blog & Notícias

Discussão: Diferenças nas dimensões da glenóide e coracóide baseadas em género, raça e idade.

DIFERENÇAS NAS DIMENSÕES DA GLENÓIDE E CORACÓIDE BASEADAS EM GÊNERO, RAÇA E IDADE: IMPLICAÇÕES DO USO DA TÉCNICA DE LATARJET NA RECONSTRUÇÃO DA GLENÓIDE

O procedimento de Latarjet restaura     estabilidade do ombro através da reconstrução do arco glenoidal. Investigações prévias com relação à dimensão da glenóide e do coracóide não conseguiram demonstrar diferenças significativas entre gênero e raça. Este artigo procurou estabelecer valores normativos para a largura da glenoide e as dimensões do coracoide com base no sexo, raça e idade. Além disso, avaliou a restauração das dimensões da glenóide usando as técnicas clássica e modificada de Latarjet (técnica clássica: colocação da superfície lateral do coracoide à glenóide; técnica modificada: colocação da superfície inferior do coracoide à glenoide).

Métodos: Um total de 993 espécimes de cadáveres (n = 1986 escápulas) de pessoas com mais de 18 anos no momento do óbito foram analisados. Medidas de largura máxima da glenoide, largura do coracoide, espessura e comprimento foram registrados. A análise estatística foi realizada para detectar diferenças com base no sexo e na raça, enquanto a regressão linear univariada foi usada para determinar a associação do aumento da idade nas dimensões medidas.

Resultados: Todas as dimensões dos espécimes foram significativamente maiores nos homens do que nas mulheres. Os caucasianos possuíam maior largura da glenoide, maior largura e comprimento do coracoide, enquanto a espessura do coracoide era significativamente maior em afro-americanos. A análise de regressão linear mostrou que o aumento da idade foi associado ao aumento da largura da glenoide e às dimensões do coracoide. O posicionamento do coracoide restaurou a largura da glenoide em defeitos medindo 20% da largura da glenoide usando técnicas de Latarjet clássicas e modificadas, enquanto defeitos de até 25% foram reproduzidos com maior precisão usando a técnica modificada.

Conclusão: As dimensões foram significativamente maiores no sexo masculino e nos caucasianos, exceto a espessura do coracoide. As dimensões médias aumentaram com o avanço da idade. O posicionamento do coracoide usando técnicas de Latarjet clássicas ou modificadas restauraram defeitos na largura da glenoide medindo 20% da largura da glenoide, enquanto a técnica modificada permitiu a restauração de defeitos maiores.

error

Compartilhe nosso site: