All posts in Notícias

Artrose de Ombro: Tratamento com prótese parcial ou total

Artrose de Ombro: Tratamento com prótese parcial ou total

A artrose é uma condição que afeta as articulações como o ombro, causando o desgaste da cartilagem articular. Isso leva a um quadro de dor, perda da mobilidade e força, muitas vezes impossibilitando a realização de atividades cotidianas.

Entre os tratamentos aplicados, a artroplastia de ombro é uma das soluções encontradas para situações mais avançadas da doença.

Nesses casos, é possível realizar a prótese parcial ou total do ombro:

Prótese parcial: substituição apenas do úmero.
Prótese total: substituição do úmero e glenoide.

O tipo de tratamento para condição deve ser indicado pelo especialista em cirurgia de ombro e cotovelo. No caso da artroplastia parcial ou total, o resultado é satisfatório no alívio da dor e retomada da mobilidade da articulação.

Leia mais

As causas da síndrome do impacto

As causas da síndrome do impacto

Uma série de alterações que afetam a região dos ombros: a síndrome do impacto ocorre pelo atrito entre ossos, ligamentos e tendões, resultando em dor e desconforto.

Mas quais são as causas mais comuns?

  1. Esporão no acrômio;
  2. Instabilidade no ombro;
  3. Fraturas mal consolidadas;
  4. Inflamações causadas por movimentos repetitivos;
  5. Calcificações tendíneas;
  6. Fraqueza muscular no manguito rotador;
  7. Processos degenerativos.

Nunca subestime a importância de escutar seu corpo e buscar ajuda profissional. Se você ou alguém que conhece está enfrentando sintomas de Síndrome do Impacto, lembre-se: a prevenção e o tratamento adequado podem fazer toda a diferença.

Leia mais

Dia mundial da fisioterapia!

Dia mundial da fisioterapia!

Uma data para reconhecer e agradecer a esses profissionais que trabalham incansavelmente para restaurar nosso bem-estar físico e qualidade de vida. No Dia Mundial do Fisioterapeuta, nossa homenagem a vocês que transformam dificuldades em oportunidades.

São os responsáveis por construir caminhos para a recuperação e renovar a esperança em cada passo dado. Seja na reabilitação de lesões, no tratamento de condições crônicas ou na busca por um bem-estar total, e aqui no Grupo do Ombro são nossos parceiros na jornada por uma vida plena.

Um feliz dia a todos vocês!

Leia mais

Dia do profissional de educação física!

Dia do profissional de educação física!

Hoje é o dia de homenagear aqueles que nos inspiram a estarmos sempre em movimento, nos mostrando a importância do exercício físico para a saúde do corpo e da mente. Nos motivam a superar desafios, aprimorar nossas habilidades e a conquistar novos objetivos.

Nossa gratidão a esses profissionais incríveis que nos ajudam a construir um futuro mais saudável e feliz!

Leia mais

Cinesiofobia: o medo de se movimentar e sentir dor em regiões como o ombro

Cinesiofobia: o medo de se movimentar e sentir dor em regiões como o ombro

Quem sofre de dor crônica ou passou por algum trauma grave na região dos ombros e cotovelos, pode desenvolver a cinesiofobia, que é o medo de realizar movimentos e sentir dor. Isso está muito relacionado à prática de atividades físicas, como os exercícios de impacto e carga, e pode resultar em um problema maior.

Isso porque a falta de fortalecimento dos músculos através da prática de exercícios pode facilitar a possibilidade de fraturas e lesões. Ou seja, não movimentar a articulação tende a ser ainda mais prejudicial para quadros de dor crônica do que a realização de exercícios moderados.

É importante que a movimentação exista, mesmo que de forma progressiva e moderada. Por isso, pessoas que sofrem com o distúrbio devem buscar ajuda de profissionais qualificados e também conversar com o especialista de sua confiança.

Leia mais

Quais os sinais de uma luxação no cotovelo?

Quais os sinais de uma luxação no cotovelo?

A luxação de cotovelo pode ser facilmente identificada já que ela provoca dor intensa e causa marcas aparentes na junta, como a deformação da região e o inchaço. Por isso, é importante imobilizar a área o mais rápido possível e buscar atendimento especializado.

Os primeiros sinais da luxação são:

  • Dor intensa;
  • Imobilidade da junta;
  • Deformação da região;
  • Inchaço.

O tratamento da luxação consiste na redução da fratura, reposicionando os ossos de volta em seu lugar. Após, podem ser solicitados exames adicionais para verificar a presença de outras lesões. A recuperação pode envolver o uso de tala e depois da recuperação da lesão, é recomendada a reabilitação com fisioterapeuta para a recuperação dos movimentos cotovelo.

Leia mais

A luxação acromioclavicular pode ser tratada com cirurgia?

A luxação acromioclavicular pode ser tratada com cirurgia?

A luxação acromioclavicular pode ser tratada com cirurgia em situações específicas, como em lesões graves que impossibilitam o movimento do ombro. Além disso, fatores como idade, comorbidades e as expectativas do paciente devem ser consideradas para indicação do tratamento cirúrgico, além da existência de outras lesões resultantes da condição.

A cirurgia é feita para reposicionar a articulação entre o acrômio e a clavícula, restabelecendo a anatomia da articulação. A recomendação, nestes casos, é que o procedimento cirúrgico seja realizado ainda na fase aguda da lesão. A técnica a ser utilizada pode variar entre o procedimento aberto até a artroscopia.

Caso você tenha algum sinal de lesão ou dor no ombro, procure por um especialista de sua confiança.

Leia mais

Conheça as 3 principais doenças que acometem os ombros

Conheça as 3 principais doenças que acometem os ombros

Por ser uma das articulações que mais realiza movimentos de rotação no corpo, os ombros estão mais propícios a sofrer traumas, lesões, luxações e desgastes que podem levar ao desenvolvimento de patologias.

As três principais condições que mais afetam a região são:

  • Artrose no ombro;
  • Capsulite adesiva;
  • Instabilidade glenoumeral

É importante lembrar que cada uma delas apresenta características específicas. Ao sinal de dor no ombro, procure um especialista imediatamente. O diagnóstico e o tratamento adequados mostram ótimos resultados na recuperação da articulação.

Leia mais

O frio pode piorar a dor nos ombros?

O frio pode piorar a dor nos ombros?

O frio tem sim uma relação com as dores nas articulações, como os ombros. Isso porque as temperaturas baixas levam o corpo a se manter mais encolhido e estático, na tentativa de manter a temperatura interna ideal para o funcionamento do corpo.

Isso causa dores na região dos ombros por conta da pouca movimentação, que causa certa rigidez, comprometendo a circulação e as articulações.

Esse quadro pode ser um pouco mais doloroso para as pessoas que já sofrem de algum problema na articulação, como artrite e artrose. Pois a temperatura baixa compromete o bom funcionamento do líquido sinovial, responsável pela lubrificação das articulações.

Além disso, a chegada em menor quantidade de sangue e nutrientes aos músculos compromete nosso metabolismo e acaba resultando em dificuldade para combater inflamações.

Se você sofre com dores nos ombros, procure ajuda especializada junto a um médico de sua confiança.

Leia mais

Você sabia que a diabetes pode afetar seus ombros?

Você sabia que a diabetes pode afetar seus ombros?

A diabetes é uma doença que pode causar diversas complicações no corpo, uma delas é a capsulite adesiva ou “ombro congelado”. Essa condição atinge os ombros, inflamando o tecido vascularizado e provocando a rigidez da articulação e resultando na perda da mobilidade.

A relação da doença com o diabetes está no acúmulo de glicose na região, fazendo com que as fibras de colágeno fiquem coladas, o que causa a restrição de movimento.

O tratamento da capsulite adesiva pode envolver desde o uso de medicamentos e sessões de fisioterapia até procedimento cirúrgico para casos mais avançados.

Leia mais
error

Compartilhe nosso site: